Que tal uma programação diferente neste carnaval?

Postado por | 17 de fevereiro de 2012 Bem estar, Novidades, Pra você, Serviços | Sem Comentários

“Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô” (Allah-la-ô)

Realmente, o Carnaval 2012 promete muito calor (e perspectiva de chuva) em todo o Brasil, como bem cita a marchinha de autoria de Haroldo Lobo e Nássara, que foi o grande sucesso dos blocos no ano de 1941 e, a partir de então, passou a integrar o repertório de qualquer folião.

Mas para quem não pretende ficar o tempo todo “com o bloco na rua”, há uma extensa programação cultural, além de passeios que podem ser melhor aproveitados, já que muitas pessoas deixam suas cidades em direção ao litoral ou se concentram nas atividades de carnaval. Para auxiliar vocês, selecionamos as dicas de algumas cidades e incluímos links de sites nos quais pode ser consultada a programação da sua cidade.

Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal reúne um elenco de peso na montagem JT – Um Conto de Fadas Punk (Teatro I | SCES, Trecho 2, lote 22, de Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h). Laura Albert resolve escrever um livro autobiográfico e cria o personagem JT Leroy – um adolescente travesti, drogado e com problemas mentais. Em Janeiro de 2006, o Jornal The New York Times revelou que a pessoa que se apresentava como LeRoy é na verdade uma atriz e modelo de nome Savannah Knoop, cunhada da escritora. Juntas enganam editoras, produtores de cinema e estrelas de Hollywood. Baseado em fatos reais. Elenco: Natália Lage, Débora Duboc, Nina Morena, Hossen Minussi e Roberto Souza. A direção é de Susana Ribeiro e a direção geral de Paulo José.

Belo Horizonte
O Centro Cultural UFMG traz a peça Juca, um Jeca em: Dura Vida de Solteiro (Av. Santos Dumont, 176 – Centro, sextas e sábados às 20h30 e domingos às 19h), com a Cia. Tríade de Teatro. Com texto de Custódio Nunes e direção de Haroldo Soares, a comédia baseada em causos do interior conta a história de um caipira que sai em busca de uma namorada.  O espetáculo resgata os costumes do autêntico mineiro criado no interior do Estado, contrapondo sua inocência à sua esperteza, provocando boas risadas no público e valorizando também a sabedoria popular.

São Paulo
Para quem quer aproveitar as demais atividades, além dos desfiles do Carnaval da capital paulista, há uma extensa programação que inclui parques, teatro, exposições etc. Uma boa pedida é a exposição Guerra e Paz, de Portinari, em cartaz no Memorial da América Latina até o dia 21 de abril (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, grátis, de terça a domingo, das 9h00 às 18h00). Essa é a primeira vez que os dois últimos e maiores murais criados por Cândido Portinari (1903 – 1962) são exibidos após sua restauração, junto com mais de 100 estudos originais preparatórios que resultariam na obra que há 54 anos estão na sede da ONU, em Nova York (EUA). Conheça mais sobre Portinari, sua obra e detalhes sobre restauração e exposição de Guerra e Paz no site do Projeto Portinari. A cidade também conta com 16 parques uma extensa programação teatral que também pode ser conferida.

Garunhuns (PE)
Nesta quinta edição, o Garanhuns Jazz Festival, que acontece de 18 a 21 de fevereiro de 2012, continua mesclando Jazz & Blues com Frevo, Maracatu, Pífanos e outros ritmos da cultura brasileira. Com uma extensa agenda que inclui shows, oficinas e responsabilidade social, a cidade do interior pernambucano recebe a visita de músicos de projeção nacional e internacional.

Rio de Janeiro
Já para quem pensa de, de brasileiro, no Rio de Janeiro nesse período, só há o samba, não deixe de conferir a exposição Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo no CCBB-RJ (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, de Terça a domingo, das 9h às 21h). Primeira exposição individual nos últimos 40 anos na cidade de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras, que registrou seu nome na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro envolvendo-se de forma direta nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Evento propício para o ano em que a Semana de Arte Moderna comemora 90 anos.

Alguns sites interessantes:
Catraca Livre
Centro Cultural Banco do Brasil (RJ, SP, DF e BH)
Centro Cultural FIESP
Centro Cultural São Paulo
Colherada Cultural
Curitiba Interativa
Guia Floripa (Florianópolis – SC)
Nossa Dica (agenda cultural de Goiânia – GO)
Pernambuco é aqui
Portal SESC (com agendas de todas as unidades em diferentes estados)
Porto Cultura (Porto Alegre – RS)

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Requerido