ANS. Isso é grave, doutor?

Postado por | 25 de junho de 2012 Destaques, Novidades, Pra você, Saúde/Vida | Sem Comentários

Quem já contratou um seguro saúde certamente já viu a sigla ANS, citada em vários momentos na apólice. Diferente dos chamados Seguros Gerais (Auto, Residência, Empresarial, Responsabilidade Civil etc), que são regulados pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, os Seguro Saúde são regulados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, por tratar especificamente das questões relacionadas a esse segmento.

A ANS é um órgão do governo que estabelece as normas, efetua a fiscalização e a intermediação com as operadoras do sistema de saúde suplementar (entre os quais as operadoras do seguro saúde). Também é responsável por regulamentar as coberturas mínimas a serem dadas pelos planos. É, portanto, uma importante fonte de informação para você conhecer os seus direitos. Para facilitar a consulta, o órgão conta com um  Espaço do Consumidor, no qual constam informações para auxiliar o usuário na utilização de serviços.

Outro canal muito útil é a Federação Nacional de Saúde (FenaSaúde), associação civil sem fins lucrativos, que reúne as Seguradoras Especializadas em Saúde (como a Marítima Saúde), além de  operadoras de outras modalidades, como Medicina e Odontologia de Grupo. A instituição também trabalha para o desenvolvimento desse setor e seu relacionamento com o consumidor, por meio de uma série de ações com o objetivo de estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis. Um bom exemplo é a cartilha Hábitos Saudáveis: dicas para o seu dia-a-dia, que pode ser baixada gratuitamente aqui.

Lembre-se: ter um seguro saúde é essencial, no entanto, é preciso saber todas as regras antes de contratá-lo. Isso, com certeza, é um santo remédio!

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Requerido